Pesquisar neste blogue

sábado, 6 de outubro de 2012

Alongamento.

ALONGAMENTO: se trata de exercícios feitos com o próposito de aumentar a flexibilidade dos músculos, promovendo assim um estiramento das fibras musculares, fazendo com quem as mesmas aumentem o seu comprimento. Tem como principal efeito o aumento da flexibilidade, podendo aumentar com isso a amplitude dos movimentos de uma determinada ARTICULAÇÃO alongada. Quanto mais o músculo for alongado maior será o movimento da articulação comandada por determinado músculo, e por tanto aumentará a flexibilidade dos movimentos.
De forma geral , podemos dizer que, o alongamento é a pratica extremamente fundamental para que o corpo funcione de forma correta, Proporcionando com isso uma melhor agilidade e elásticidade, além de ajudar na prevenção de possíveis lesões.
Os alongamentos podem ser feitos a qual quer momento, já que relaxam o corpo e também a mente,  porém devem ser feitos de maneira correta para que não causem nem um desconforto ou lesões.
Tem como principais benificios: Ativação da circulação sanguínea, relaxamento do corpo e mente, prevenir possíveis lesões, redução das tensões corporais, evitar prováveis desconfortos causados durante a pratica de exercícios físicos, dentre vários outros benefícios...
Considero importante ressaltar que, cada pessoa deve respeitar os seus limites, pois ao tentar forçar o alongamento, ao invés de prevenir futuras lesões você acabará tendo o efeito contrário, ou seja lhe causará lesões nos músculos, tendões e nas articulações.
O alongamento possui grande importância antes e depois dos exercícios físicos, protegendo e melhorando o desempenho muscular.
Por isso, inicie o alongamento até sentir uma pequena "tensão" no músculo, É importante dizer que deve ser feito até sentir uma "tensão" e não forçar a ponto de surgir uma "lesão". Faça o alongamento sustentando o movimento em uma posição já determinada por um tempo médio, que pode ser entre 15 a 40 segundos, depois relaxe a musculatura voltando a posição inicial de relaxamento, Os movimentos devem ser suaves e leves, e o mesmo músculo pode ser alongado várias  vezes, A respiração durante  é outro fato importatissimo, por isso não preda ou respire rapidamente, Apenas relaxe e continue respirando de maneira regrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário